sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Festiva da 18/09/12013 Farroupilha

    Os associados do RC Pelotas Suleste sob a presidência do Presidente 2013-2014 Nelson Valerão da Costa, realizaram na noite da ultima quarta-feira(18/08/2013) a reunião Festiva mensal do clube. Essa Festiva foi em homenagem a Semana Farroupilha, estiveram tradicionalmente presentes os membros dos clube, seus respectivos cônjuges e convidados como: Guto Cogoy e GilBerto Demair Alves.
    A festiva ocorreu em um local cedido pelo companheiro Lorenzeti, o local, já apelidado pelos companheiros com sede Campestre do RC Pelotas Suleste fica no distrito industrial da cidade, tem um clima de agradável e aconchegante de galpão, uma cancha de bocha  e um belicismo lago com peixes e aves que colabora em muito com o aspecto nativista.
    A semana farroupilha foi comemorada com um churrasco feito pelo companheiro Jones Radtke com uma ajuda do companheiro Ricardo Klein que ficou responsável pela compra da carne e da comida, que podemos dizer que foi uma "escolha de primeira", degustamos uma belíssima costela de rês e uma magnifica salada mista.
A felicidade estampada na cara
do companheiro Schiavon
um dos muitos comprimento
recebido pelo companheiro
    Juntamente com o festejo antecipando do 20 de setembro, podemos comemorar o aniversário do nosso querido companheiro Schiavon, que foi pego de surpresa pelos companheiro que cantaram um Parabéns Crioulo como homenagem ao seus anos de vida.
   


Como evento dessa festiva estivemos uma explanação do convidado, Professor, Pesquisador e Historiador Gilberto Demair Alves, em sua explanação Gilberto falou sobre o papel da mulher na Revolução Farroupilha, muitas vezes esquecidas ou apagadas da memória da revolução em prol da figura dos heróis farroupilhas, essas mulheres passaram por grandes dificuldades durante o período da revolução e da guerra, tendo que acumular as tipicas atribuições femininas da épocas como: criar os filhos, fazer comida e a lida da casa, com as atribuições dos maridos  como: arar, plantar, colher, laçar, carnear os animais, consertar cercas e mesmo defender a fazenda, sua vida e a vidas dos filhos contra bandidos por vezes castelhanos outras gaúchos que aproveitavam a situação de confronto para assaltara ou mesmo estuprar as mulheres que ficavam só nas fazendas.
Gilberto Demair Alves em sua brilhante
explanação sobre o papel da mulher
na revolução Farroupilha
Professor, pesquisador,
historiador e Gaúcho
Recebendo o Pin em agradecimento
a sua palestra
  
    Entre os poucos casos que pode relatar durante o curto tempo da palestra Gilberto relatou casos de mulheres que lutaram fogo contra foco com as tropas imperiais, "correram a bala" castelhanos que tentaram se aproveitar da fazenda ou dos moradores delas, foram reconhecidas em cartas como importantes conselheiras politica por seus maridos, lideres políticos da época.
    Gilberto, que é membro do Rotray Clube Pelotas Norte  salientou em sua palestra que sé há homens é por que vieram de mulheres, ficando assim entendido que se na revolução, se ouve homens fortes e valentes é por que vieram de mulheres fortes e valentes.

  
    O Rotary Clube Pelotas Suleste durante a apresentação do Rio Rio Grandense turante a reunião festiva de em homenagem a semana Farroupilha.
Alguns momentos da reunião
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário