domingo, 16 de maio de 2010

Conselho aprova e-clubs

Por:Jennifer Lee Atkin
Notícias do Rotary International


O Conselho de Legislação aprovou no final de abril a continuidade dos e-clubs. Após mais de uma hora de debate, os representantes distritais no Conselho de Legislação de 2010 votaram na segunda-feira para tornar os e-clubs parte permanente do Rotary International.

A medida, aprovada por uma votação de 430 a 85, foi muito aplaudida.

"Isto permitirá que os rotarianos com deficiência física ou com restrições de horários se reúnam com frequência e conduzam projetos de prestações de serviços pela internet", disse o diretor do RI Antonio Hallage, ao apresentar a proposta ao Conselho. Delegados dos 531 distritos rotários estão reunidos no centro de Chicago para votar mais de 200 propostas, algumas que trariam mudanças aos documentos estatutários do RI.

Enviada por sete Rotary E-clubs e o conselho diretor do RI, a medida efetiva o projeto piloto de e-clubs de seis anos, que será finalizado no dia 30 de junho.

A emenda 10-06 define os e-clubs como Rotary Clubs que se reúnem virtualmente. Uma emenda separada, aprovada por votação de 311 a 97, permite dois e-clubs por distrito. Os associados de e-clubs têm as mesmas responsabilidades dos outros rotarianos em conduzir projetos e promover a Fundação Rotária.

Em alguns e-clubs pilotos, os associados se reúnem apenas através de fóruns on-line, em outros, eles se reúnem virtual e pessoalmente; cada e-club escolhe como quer funcionar.

Mencionando que a faixa etária média do associado de e-club é 47 anos, os defensores da emenda disseram que estes clubes são uma maneira eficiente de atrair jovens rotarianos. "Se nossa organização deve crescer globalmente, nós devemos abraçar novas formas de convidar jovens", afirmou Lucinda General, representante do Distrito 5510 (Estados Unidos).

Os 14 e-clubs têm 360 associados em 30 países e áreas geográficas, e 586 projetos. Os e-clubs conduzem reuniões em chinês, espanhol, finlandês, grego, inglês e português. Juntos eles doaram quase US$150.000 à Fundação

Um comentário:

  1. Beatriz Lang Passos - Gov Assistente Região VI16 de maio de 2010 às 22:58

    Que boa notícia! Embora não seja a melhor maneira de se recuperar uma ausência, sempre que a recuperação presencial não é possível não deixa de ser uma forma de se contribuir para não baixar a frequência do nosso clube! Obrigada pela informação e parabéns pelo Blog, sempre atualizado e com boas informações. Bia

    ResponderExcluir