terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dicas de mídia social para clubes e distritos

Por Antoinette Tuscano
Notícias do Rotary International


Os rotarianos continuam encontrando formas criativas de usar a mídia social para fortalecer seus clubes.
 
Através do Twitter, Facebook e outras redes sociais, os Rotary Clubs promovem eventos, encontram participantes para Intercâmbio de Jovens e divulgam o Interact.

Existe até um Grupo de Companheirismo pela Interação Social na Internet, cuja formação foi discutida durante a Convenção de 2009 em Birmingham, Inglaterra. O grupo, que começou com 488 integrantes, atualmente conta com cerca de 970 membros em 79 países.

"O grupo dá sugestões de metas para utilização eficaz das redes sociais e conselhos sobre como alcançá-las", explica Simone Carot Collins, presidente do Grupo de Companheirismo e do Rotary Club de Freshwater Bay, Austrália.

Cerca de 195 voluntários ajudam rotarianos de certos distritos a criar contas nos sites de mídia social e 20 pessoas são responsáveis por dar assistência às zonas rotárias.

Durante um webinar sobre estratégias de comunicação eletrônica, um painel de rotarianos ofereceu as seguintes dicas sobre mídia social:

1. Inclua websites e mídia social no orçamento para promoção da imagem pública e marketing. A sua presença on-line não deve ser uma despesa isolada ou responsabilidade de uma única pessoa. Todos os associados devem apoiar o envolvimento do clube nas redes sociais.

2. Antes de criar sua página de mídia social, acesse sites de outros clubes e organizações para ter ideia do que estão fazendo. Veja o que gosta e que poderia implementar para se comunicar com sua comunidade e alcançar suas metas.

3. Elabore um plano de comunicação. Identifique um público alvo (rotarianos potenciais, líderes comunitários), estabeleça metas (divulgar à comunidade o que o clube faz, encontrar novos associados) e determine a mensagem a ser transmitida ("somos um clube que oferece oportunidades de companheirismo e de servir").

4. Atualize fotos, vídeos e texto da página regularmente (mas não a toda hora). Planeje atualizar a sua página do Facebook pelo menos uma vez por semana, mas não cinco vezes por dia. Se atualizar demais, as pessoas vão se sentir perdidas em meio a tantas informações e acabarão perdendo o interesse. Se não fizer atualizações suficientes, as pessoas vão achar que o clube não é dinâmico. Peça a vários associados (talvez aos presidentes de comissão) para compartilharem a responsabilidade de atualizar a página do clube.

5. Monitore os sites. Encarregue algumas pessoas de monitorar diariamente os sites de mídia social do clube para verificar se existe spam ou comentários inapropriados.

6. Zele pela aparência profissional. As suas páginas de mídia social são um reflexo do clube. Tenha cuidado para não cometer erros ortográficos e use o emblema rotário corretamente (leia sobre logotipos e arte gráficas).

7. Forneça informações relevantes e divertidas. Compartilhe tópicos que despertarão o interesse do público.

8. Comunique-se com outras organizações comunitárias, especialmente possíveis parceiros para projetos. Esteja também em contato com a imprensa, empresas locais e líderes governamentais através do Twitter e Facebook.

9. Divulgue as suas páginas de mídia social. Inclua links para as redes sociais no site do clube, em e-mails e materiais impressos.

10. Tome cuidado, mas não tenha medo. Você não vai quebrar a internet! Lembre-se de que os sites de mídia social são públicos; portanto, não inclua informações pessoais. Verifique regularmente as normas de privacidade dos sites, pois elas mudam com frequência.

Recursos

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