segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mensagem da Ex-Governadora Assistente Beatriz Bonat

Atendendo a uma provocação do companheiro Henrique Walner Alves Feijó Junior, responsável pelo excelente blog do Rotary Club de Pelotas Suleste (http://rotarypelotassuleste.blogspot.com/) quero me dirigir aos rotarianos de Pelotas, nesta mensagem de fim de ano rotário, espécie de “balanço” do trabalho do Rotary em Pelotas, na gestão da Governadora Assistente 2009/2010, Região VI do Distrito 4.680.
No início do ano rotário 2009/2010 eu motivei e até mesmo “desafiei” os clubes de Pelotas a realizarem bons projetos, ações que dessem visibilidade ao Rotary e que atendessem aos anseios da comunidade.
Embora minha presença física nos clubes tenha se restringido às visitas protocolares, meu contato com os mesmos foi constante, principalmente através das reuniões mensais com os presidentes, as quais se tornaram bons momentos de troca de experiências, oportunidade de programar atividades conjuntas, de saber dos projetos e ações de cada clube, de buscar soluções conjuntas, de conviver.
Agora, no último mês da gestão, com alegria, eu posso dizer que os clubes foram eficientes no alcance dos objetivos a que se propuseram.
Entre muitas outras atividades...
... constatei que o Pelotas realizou duas exitosas campanhas, recolhendo milhares de livros que foram levados pelo Pe. Martinho para Angola, bem como, também unindo os sete clubes, desenvolveu esforços no sentido de aumentar as doações de sangue ao Hemocentro de Pelotas. Realizou, como o faz há mais de sessenta anos, ininterruptamente, o Concurso Lítero-Histórico sobre a Independência do Brasil, premiando estudantes do ensino fundamental e médio, na Semana da Pátria.
...verifiquei que o Pelotas Norte incrementou as ações junto à comunidade da Vila Castilho, onde mantém o seu Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, fazendo com que os moradores daquela área tenham melhores e mais dignas condições de vida. O concurso Melhor Companheiro voltou a ser realizado; profissionais, mais uma vez, tiveram suas atuações reconhecidas. O Pelotas Norte teve ativa participação na estada, em Pelotas, da equipe canadense de Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) da Fundação Rotária.
... com satisfação vi que o Pelotas Oeste conseguiu implantar sistema de segurança contra incêndios na Escola Especial Alfredo Dub e mais, conquistou a tão almejada criação de um ROTARACT, o Rotaract Club Pelotas Oeste, cujos jovens vêm-se reunindo nas manhãs de domingo e que prometem grandes realizações. O Pelotas Oeste colaborou, de forma efetiva, com a presidência da Casa da Amizade de Pelotas.
... constatei, com alegria, que o Pelotas Fragata continua com suas ações voltadas para a melhoria no “Bairro Cidade” e tem realizado exitosas campanhas de óculos para estudantes sem condições de adquiri-los e de coleta de revistas que são usadas pelas escolas do Fragata em diversas atividades educativas.
... participei, com muito orgulho, de mais um evento de sucesso do Pelotas Princesa do Sul, o VII Seminário de Ética de Pelotas, realizado em abril, que trouxe palestrantes de renome nacional para debater a questão da ética na economia. O Clube continuou o apoio à Casa Lar dos Meninos; auxiliou o Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá; realizou mais uma edição do “Natal Feliz da Criança Dodói”. O Pelotas Princesa do Sul participou intensamente das atividades desenvolvidas, em Pelotas, pela equipe canadense de Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) da Fundação Rotária.
... constatei o excelente desempenho do Pelotas Suleste, que já adota as premissas do planejamento estratégico e trabalha sob a forma de processos, organizando e tornando muito mais eficazes as ações do clube junto à comunidade: atendimento odontológico permanente a instituições que abrigam jovens e crianças, como o Instituto D. Antonio Zattera e Casa de Santo Antônio do Menor; reforma nos gabinetes odontológicos destas instituições; conserto e reforma de veículo que transporta alunos da APAE, entre muitas outras atividades, financiadas pelos eventos beneficentes de sucesso (Noite do Bacalhau e Guisado no Espeto). Foi muito importante o irrestrito apoio, inclusive financeiro, que o Pelotas Suleste prestou à Casa da Amizade de Pelotas, nesta gestão presidida pela companheira do Clube, Delcy Freitas Pinto. Louvável a iniciativa do companheiro Henrique Feijó Junior na criação e manutenção do blog do Pelotas Suleste.
... verifiquei que o Pelotas Centenário incrementou as atividades junto ao Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário Centenário, inserido na Vila Ambrósio Perret, onde foram realizadas diversas ações voltadas principalmente para as crianças. Foi realizada exitosa campanha de livros para a biblioteca do Núcleo. O Pelotas Centenário também participou ativamente das atividades desenvolvidas, em Pelotas, pela equipe canadense de Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) da Fundação Rotária.
As significativas contribuições dos clubes de Pelotas para Fundação Rotária permitiram a concessão de mais três títulos de “Companheiro Paul Harris”, além de doações menores, mas também importantes, que fortaleceram o global de contribuições distritais.
Em rápidas pinceladas, eis algumas das ações e projetos exitosos dos clubes rotários de Pelotas, na gestão 2009/2010, e que servem para reafirmar a convicção de que a existência do Rotary se deve aos clubes, que por sua vez dependem dos seus associados.
Confiamos em que as dificuldades que por ventura tenham surgido puderam ser resolvidas com bom senso, respeito e inteligência, levando sempre em conta o Objetivo do Rotary e a Prova Quádrupla.
Rotarianos motivados, programas bem elaborados e atraentes, projetos que atendam às necessidades da comunidade e um saudável companheirismo são os pilares que sustentam os bons clubes. Daí a importância do desenvolvimento criterioso do quadro social, porque necessitamos de gente com espírito rotário, motivada para trabalhar. O Rotary precisa de rotarianos que se dediquem à Organização e se unam em torno da causa rotária.
O Rotary precisa de rotarianos que coloquem suas mãos, e corações, à disposição da causa rotária e que se voltem à missão de Rotary de construir um mundo melhor. O futuro do Rotary depende do trabalho que for feito pelos rotarianos de hoje.
Agradeço a todos os clubes de Pelotas (Região VI) a calorosa acolhida que sempre tive; agradeço aos companheiros que souberam elevar o nome do Rotary; agradeço a colaboração dos Presidentes Wandercy, José Bruno, Carmem, Marco Antonio, Cristina, Jacqueline e Fernanda, Vitor, Delcy, que tornaram mais fácil a missão da Governadora Assistente e mais prazeroso o convívio em nossas reuniões de trabalho. Agradeço ao Governador Borges pela confiança que em mim depositou e aos ex-governadores Feijó, Gastaud, Dutra e Kratz, pelo apoio sempre demonstrado.
Confiante em que, de fato, o “futuro do Rotary está em suas (em nossas) mãos”, tenho certeza, também, de que o lema do próximo ano, “fortalecer comunidades, unir continentes” é caminho para que o Rotary, sendo mais atuante, e fortificando as comunidades onde está inserido, também pode vir a ser agente de ampliação de horizontes e de integração em busca da harmonia entre as nações.
Beatriz Lang Passos Bonat
Governadora Assistente 2009/2010 - Região VI do Distrito 4.680
Mensagem postada em
http://rotarypelotassuleste.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário