quinta-feira, 16 de julho de 2009

FUNDAÇÃO DO ROTARY CLUB DE SÃO PAULO

Organização e divulgação:
OTONIEL SANTOS NETORC
Curitiba PortãoDistrito
41.9102-1154





Capítulo Dois-FUNDAÇÃO DO ROTARY CLUB DE
SÃO PAULO



O segundo Rotary Club instalado no Brasil foi o da cidade de São Paulo e o primeiro encontro de profissionais paulistas, com este objetivo, aconteceu numa noite de quarta-feira, 13 de fevereiro de 1924, tendo por local as dependências do Hotel Teminus, então localizado à Rua Tobias de Aguiar, 576.
Referida reunião foi promovida por Ismael de Oliveira Maia e Robert James Shalders, vindos do Rio de Janeiro, para com os paulistas conversar sobre uma entidade original que, nascida nos Estados Unidos, empolgava o mundo e, há dois anos, com o nome de Rotary Club, instalara-se na então Capital do País. Ismael de Oliveira representava oficialmente o Rotary Club do Rio de Janeiro e Robert James Shalders falava em nome do Rotary International, para cuja missão havia sido credenciado.
Participaram do encontro doze das figuras mais representativas da cidade de São Paulo de então: Adhemar de Moraes, Antônio Gaffré Ribeiro, Augusto Marques Guerra, Benedicto Montenegro, Gilbert J. Hubert, Hermínio Gomes Moreira, Irving Henry Gallion, José Carlos de Macedo Soares, José Fernando de Oliveira, Manfredo Antônio da Costa, Richard O. Connell e Victor da Silva Freire.
A intenção dos promotores do encontro era conseguir o apoio do grupo para estabelecer em São Paulo um Clube, a exemplo do Rio de Janeiro.
Ouvidas as ponderações dos visitantes, discutidas longamente minúcias diversas, entenderam os de São Paulo ser de fato útil à cidade sua fundação.
Por estarem todos de acordo, não tiveram dúvida em firmar o documento que hoje se encontra exposto na Secretaria do Clube, e que diz o seguinte:

Os abaixo assignados, reunidos hoje, 13 de fevereiro de 1924,
considerando úteis à Cidade de São Paulo os princípios de
Rotary, declaram-se colligados como sócios fundadores do
ROTARY CLUB de S. PAULO
Seguem-se as assinaturas dos doze convidados, mais as de Ismael de Oliveira Maia e Robert James Shalders.

Depois de algumas reuniões preparatórias, nas quais Robert James Shalders ministrou conhecimentos sobre Rotary aos novos rotários, foi eleita a primeira Diretoria, que ficou assim constituído:
Presidente Dr. Victor da Silva Freire
Professor da Escola Politécnica
1º Vice-Presidente Dr. José Carlos de Macedo Soares
Presidente da Companhia Paulista de Artefatos de Alumínio
2º Vice-Presidente Dr. Benedicto Montenegro
Médico Cirurgião
1º Secretário Dr. Antonio Gaffré Ribeiro
Importador de Gasolina
2º Secretário e Tesoureiro Irving Henry Gallyon
Secretário da Associação Cristã de Moços.

A notar que na época se dizia Diretoria, e não Conselho Diretor, rotário e não rotariano, e se mantinham os títulos dos que os usavam.
Essa Diretoria foi empossada em reunião festiva na qual se instalou o Rotary Club de São Paulo e que se realizou em 29 de fevereiro de 1924, no salão de festa do Hotel Terminus.
A filiação ao Rotary International só se verificou, entretanto, mais de um ano após a fundação, ou seja, em 24 de março de 1925. Acredita-se que este fato ocorreu tendo em vista que o Rotary Club Provisório de São Paulo reunia-se quinzenalmente e, somente depois de passar a reuni-se semanalmente foi que Rotary International lhe conferiu o seu Diploma de Admissão, que recebeu o nº. 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário