terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Rotary International - 116 anos de servir

Com a celebração dos 116 anos do Rotary International, são pertinentes alguns comentários sobre esta organização ramificada nos cinco continentes, sendo a maior do mundo em seu gênero.

O Rotary International foi o primeiro clube de serviços a ser criado, os associados denominados rotarianos contribuem com uma mensalidade e com seu trabalho voluntário, dispensando seus conhecimentos e tempo para exercitar a máxima rotária: “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. Fazem parte de seu quadro social homens e mulheres de diversas culturas, que sejam profissionais dedicados à prestação de serviços, cooperação e promoção de altos padrões éticos. Os rotarianos se mantêm unidos pela dedicação aos ideais que exaltam a ética, tolerância, integridade e solidariedade. É relevante ressaltar que o Rotary não é uma organização política, mas todos os rotarianos preocupam-se muito com tudo o que se refere a uma boa conduta cívica e com a eleição de boas pessoas para cargos públicos.

Há mais de cento e quinze anos o Rotary foi idealizado pelo advogado americano Paul Harris, em Chicago, este nome advém do sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos profissionais liberais integrantes do grupo. Criado por força das adversidades que o mundo apresenta, além da preconização do companheirismo, Paul Harris congregou seus amigos para prestar serviços à comunidade atendendo as suas reais necessidades, sendo o primeiro projeto executado pelo Rotary a construção de um banheiro público em Chicago. Com o crescimento da organização houve também um incremento das responsabilidades e aspirações, sendo que nos últimos dez anos foram realizados mais de 2 milhões de projetos, com um investimento superior a 10 bilhões de dólares.

O atual grande projeto do Rotary Internacional é a erradicação da poliomielite no mundo, evitando que mais de 10 milhões de crianças contraiam paralisia nos próximos 40 anos. E para alcançar tal objetivo, o Rotary e seus parceiros globais, entre eles a Fundação Microsoft e a Fundação Google, se comprometeram a vacinar cada criança do planeta para erradicar esta ameaça. Alguns resultados muito positivos já foram alcançados, com a redução de casos de pólio em 99% nas duas últimas décadas; há mais de dois anos, casos do vírus selvagem da pólio só foram registrados em dois países: Afeganistão e Paquistão (informações atualizadas em https://polioeradication.org/polio-today/polio-now/this-week/ ). Houve a imunização de dois bilhões de crianças, estimando-se que cinco milhões escaparam de ter uma deficiência física debilitante e que mais de 250.000 mortes foram evitadas.  Tais números dignificam, valorizam e estimulam cerca de 1,2 milhões de rotarianos no mundo que compõem os 32.000 Rotary Clubs, se fazendo presente em 181 países, por seus 528 distritos rotários; sendo que no Brasil este número supera os 51 mil sócios, distribuídos em 31 distritos com 2.409 clubes.

Dentro da estrutura organizacional do Rotary International estão as organizações parceiras para a prestação de serviços, que são os Interacts (clubes para jovens de 14 a 18 anos, visando fortalecer seu potencial como futuros líderes e promover a cidadania responsável); os Rotacts (clubes para pessoas de 18 a 30 anos, visando seu desenvolvimento profissional e como futuros líderes); e os NRDC – Núcleos de Rotary de Desenvolvimento Comunitário (que são integrados por não-rotarianos que colaboram para melhorar as condições das respectivas comunidades com o apoio de um Rotary Club). Ainda há a Fundação Rotária, segunda maior do mundo, que é uma corporação sem fins lucrativos dedicada a promover a paz e a compreensão mundial por intermédio de programas humanitários, educacionais e culturais.

O lema do ano rotário 2020/2021 é O Rotary Abre Oportunidades, idealizado pelo Presidente de Rotary International Holger Knaack, da Alemanha. Já para o ano rotário 2021/2022 o Presidente eleito, o indiano Shekhar Mehta tem como lema Servir para Transformar Vidas, e pede aos associados para serem agentes de mudanças.

O apoio ao meio ambiente é a mais nova e a sétima área de enfoque do Rotary, as quais são categorias de serviços humanitários apoiados pelos Subsídios Globais. A instituição está comprometida a apoiar atividades em prol da conservação e proteção de recursos naturais, da sustentabilidade ecológica e da harmonia entre as pessoas e o meio ambiente. As outras seis áreas são: consolidação da paz e prevenção de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; água, saneamento e higiene; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; e desenvolvimento econômico comunitário.

Os rotarianos por meio da disponibilidade e dedicação possibilitarão que o Rotary continue prosperando no seu segundo século de prestação de serviços, melhorando a qualidade de vida em comunidades do mundo todo, através do estímulo ao ideal de servir, promovendo e apoiando o desenvolvimento do companheirismo, da ética e conduta exemplar de cada um na vida pública e privada, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Eduardo Gil da Silva Carreira

Médico Veterinário e Advogado

Presidente indicado do Rotary Club de Pelotas Suleste

Ano rotário 2021/2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário