quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Rotary Club dá a estudantes a chance de explorar empregos dos sonhos

Por Ryan Hyland
Rotary News -18 de outubro de 2012     
         

 
A estudante Teri LaForest (à direita) conhece a meteorologista Cindi Clawson graças ao projeto do Rotary Club de St. Joseph & Benton Harbor, EUA. Foto cedida pelo Rotary Club de St. Joseph & Benton Harbor

Um projeto realizado pelo Rotary Club de St. Joseph & Benton Harbor, nos EUA, está ajudando estudantes do ensino médio a terem contato com diferentes profissões e mentores que são líderes em seus setores.
Os participantes são selecionados por suas escolas e têm a oportunidade de explorar diversos campos profissionais através de visitas a empresas locais. Eles também se reúnem individualmente com mentores, os quais compartilham suas experiências e dão dicas de como buscar as carreiras que almejam.
Desde o lançamento do programa de mentores, em 2008, os rotarianos foram o elo de ligação entre 300 estudantes e profissionais, entre eles advogados, médicos, executivos, jornalistas, policiais e um jogador de futebol americano. Depois de fazerem suas visitas, sempre acompanhados de dois rotarianos, os estudantes contam suas experiências em reuniões do Rotary Club.
"A experiência dá aos estudantes a chance de confirmarem o interesse em uma determinada área ou repensarem suas decisões", diz Jack Huie, presidente do Rotary Club de St. Joseph & Benton Harbor e rotariano responsável pelo projeto.
Teri LaForest, uma das participantes, queria se tornar meteorologista. O clube organizou uma reunião com uma profissional da área no canal de TV local. Depois da visita, LaForest concluiu que o trabalho não seria a escolha certa, mas que continua tendo interesse em ciências ambientais.
Foi ótimo ver de perto um estúdio de TV, uma oportunidade que tive graças ao Rotary", conta LaForest. "A visita fez com que eu percebesse que o lado da meteorologia que me interessa mais é o científico. Acho que a área ideal para mim deve ser uma combinação entre engenharia e ciências ambientais."
Huie diz que o sucesso do programa incentivou a formação do Interact Club de Saint Joseph - Benton Harbor, em fevereiro. Depois de apenas duas semanas, o número de associados do clube havia chegado a 60 estudantes.
Ele conta que clubes da Escócia, Nova Zelândia, Índia, Peru e Japão estão pensando em iniciar projetos similares, já que ele deu detalhes da iniciativa a alguns rotarianos durante a Convenção de 2012, em Bangcoc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário