Oito anos atrás, o governador do distrito de Géné Villaça-Crestia lhe pediu que fundasse um novo Rotary Club em seu país, Benin.
Ela era rotariana há apenas quatro anos e não sabia muito bem por onde começar. Mas alguns fatores estavam a seu favor: Géné é extremamente dedicada ao Rotary e não aceita "não" como resposta.
"Não vejo problema em falar com as pessoas mais de uma vez", diz ela sobre seu estilo de recrutamento. "Não espero as pessoas me ligarem ou dizerem que não têm tempo. Sou insistente e vou atrás até que entendam mais sobre o Rotary e vejam os benefícios da associação."
A técnica de Géné tem sido extremamente eficiente. Dentro de três meses do pedido do governador, ela ajudou a organizar o Rotary Club de Cotonou Rive Gauch e se tornou presidente fundadora. Durante os próximos dois anos, ela ajudou a formar três outros clubes, sendo que dois deles são formados, na grande maioria, por jovens.
Este ano, ela e seu filho Boris Crestia, um especialista em relações públicas e coordenador da imagem pública para a Zona 20A, uniram seus esforços para recrutar profissionais de publicidade, relações públicas e mídia para outro clube, que será oficialmente fundado em breve. Os associados definiram como metas promover educação básica e alfabetização na África, e servir como recurso na área de promoção de imagem pública para outros clubes.
Mostre entusiasmo e seja persistente
Géné diz que é importante mostrar aos possíveis associados seu entusiasmo pelo Rotary e ser persistente.
"As pessoas dizem que se associaram ao Rotary porque viram meu entusiasmo pelo clube", ela diz.
“Muitas vezes tive que esperar por horas na recepção de escritórios para poder falar com pessoas importantes e bastante ocupadas a fim de convencê-las a fazer parte do Rotary ou contribuir à Fundação Rotária", ela conta. "Mas quando você explica, por exemplo, que o mesmo dinheiro que eles usam para pagar por uma refeição em um bom restaurante pode ajudar a imunizar diversas pessoas contra a pólio, a maioria demonstra compaixão imediatamente."
Géné diz que gosta de dizer a possíveis associados que, ao se tornarem rotarianos, eles poderão ser o elo entre os milhões de dólares disponíveis por meio da Fundação Rotária e as comunidades mais carentes do mundo. "Saber disso e não se tornar rotariano é praticamente um crime", ela acrescenta.
Envolva-se em projetos e projete sua imagem
O brasileiro Cláudio Spiguel é outro rotariano que tem tido sucesso no recrutamento de associados.
Quando ele se tornou presidente do Rotary Club de Guaxupé, em 2005, o clube estava com menos de 20 associados e em risco de perder sua capacidade de contribuir de forma significativa para a comunidade.
Ao se concentrar em envolver os rotarianos em projetos e divulgar tais iniciativas, ele contribuiu para aumentar o número de associados para 34 no final de seu mandato como presidente. Tendo servido em outras funções de liderança no Rotary desde então, ele compartilhou seu entusiasmo com outros clubes do distrito que tiveram resultados similares.
Cláudio compartilhou as seguintes dicas:
- Ensine os rotarianos sobre o processo de subsídios da Fundação e engaje-os imediatamente na busca de projetos que beneficiem organizações comunitárias que precisam de apoio. "Até hoje, já fizemos cinco projetos de Subsídios Equivalentes e cada um deles melhorou nossa credibilidade na comunidade."
- Divulgue os resultados do seu trabalho através de parcerias com a mídia local. "Nós criamos um programa semanal, no canal de TV da região, chamado 'Rotary na Comunidade', no qual temos entrevistas e apresentações sobre o nosso trabalho e o Rotary em geral. Conseguimos transmitir nossa mensagem a muitas pessoas desta maneira." Leia um post de Cláudio Spiguel no blog do Rotary.
O que você pode fazer
Compartilhe seu entusiasmo pelo Rotary com seus familiares, amigos e conhecidos durante o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão, agosto. Neste ano você está convidado a participar de duas atividades criadas para ajudá-lo a se lembrar do motivo que o levou a entrar para o Rotary e a usar este entusiasmo para convidar outras pessoas para se associarem.
Ao preencher o formulário Desafio no Mês do Quadro Associativo e Expansão, você se compromete a apadrinhar um novo associado, contar a um amigo ou colega de trabalho sobre os projetos de seu clube, ou servir de mentor a associados novos ou potenciais. Depois de preenchê-lo, o Rotary lhe enviará um e-mail com materiais e recursos úteis.
Ao participar do primeiro Dia do Momento Rotário no Twitter, no dia 14 de agosto, você pode tuitar sobre sua principal recordação ou evento no Rotary, falar sobre as atividades de seu clube ou contar sobre um projeto comunitário, usando a hashtag #RotaryMoment.
Você também pode ouvir a gravação do webinar Usando mídias sociais para promover seu clube ou distrito para saber como criar uma conta no Twitter, postar tuítes, usar hashtags e muito mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário