História
Segundo afirma Aurélio Buarque de Holanda, em seu Novo Dicionário da Língua Portuguesa, símbolo “é tudo aquilo que, por um princípio de analogia, representa ou substitui alguma coisa; aquilo que, por sua forma ou natureza, evoca, representa ou substitui, num determinado contexto, algo abstrato ou ausente; aquilo que tem valor evocativo, mágico ou místico”, ou ainda “figura convencional elaborada expressamente para representar uma coisa”.
Os símbolos, portanto, representam as instituições e, por isso são importantes e merecem respeito.
O Rotary International tem seus símbolos oficiais, como o emblema de Rotary – a engrenagem que chamamos de “Roda Denteada”, com todos seus significados simbólicos, e a bandeira oficial de Rotary, composta de retângulo branco tendo, ao centro, o emblema rotário.
É importante observar que não existe apenas um hino rotário, mas vários, sendo esses compostos em várias partes do mundo, e nenhum oficializado. O mais antigo data de 1926, composto por sócios do RC de Viena, com letra de Dr. Fritz Löhner Beda e letra de Franz Behár. Nosso Distrito 4680 adota o hino rotário surgido no Rio Grande do Sul, durante a governadoria do EGD Avelino de Assis Brasil.
Todavia, há um erro comum no canto da letra do nosso Hino Rotário. Alguns rotarianos, no decorrer do tempo, por repetirem a letra por imitação, dizem: “Rotarianos fazem sempre o bem, sem olhar a quem, eis sua missão”. Segundo informações colhidas de companheiros mais antigos, a letra composta é impositiva, ou seja, determina que os rotarianos façam sempre o bem, sem olhar a quem, dizendo: “Rotariano: faze sempre o bem, sem olhar a quem. Eis tua missão”.
Letra
Rotariano faze sempre o bem!
Sem olhar a quem,
eis sua missão
dando o mais nobre do seu coração.
Dar de si antes de pensar em si,
tal é o fim e o ideal,
desta nossa instituição internacional.
Em favor da comunidade
sempre, sempre a trabalhar,
todos sentiremos
um grande bem estar.
Rotariano faze sempre o bem!
Sem olhar a quem,
eis sua missão
dando o mais nobre do seu coração.
Muito bem, parabéns pelo belo trabalho com o blog.
ResponderExcluirTemos de fortalecer cada vez mais nossos símbolos.
Luiz Henrique Radtke
Sec.RC Pel.Suleste