Por: Ryan Hyland Notícias do Rotary International
Distritos rotários no Chile estão se organizando para prestar auxílio a dezenas de milhares de pessoas desabrigadas pelo devastador terremoto e tsunami que atingiram a costa do país no dia 27 de fevereiro.
O governo chileno, além de outras organizações de assistência internacional, vem fornecendo alimentos e água aos sobreviventes, enquanto o número de mortos se aproxima de 800. Muitas cidades litorâneas foram destruídas, primeiro pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude e depois pelas ondas gigantescas causadas por ele.
Luis Veliz Severino, governador do Distrito 4320, fez uma alocação inicial de US$9.500 para os esfoços de assistência.
Quatro clubes nas áreas mais atingidas de Bio-Bio e Maule vêm recolhendo roupas, calçados e cobertores para as vítimas.
Uma equipe da ShelterBox está a caminho de Santiago, capital do Chile, com a remessa inicial de 448 contêineres. O Rotary Club de Santiago vai realizar uma reunião de emergência com a equipe da ShelterBox para decidir como distribuí-los.
"A avaliação total dos danos no Chile ainda não está completa, mas certamente haverá necessidade de abrigos de emergência", disse John Leach, chefe de operações da ShelterBox. "Nossa equipe de resposta vai trabalhar com os rotarianos de Santiago para garantir que as pessoas mais necessitadas recebam atendimento".
Seis bolsistas da Fundação Rotária que se encontravam em áreas atingidas estão em segurança.
O presidente do RI John Kenny enviou uma mensagem de condolências aos governadores dos distritos 4320, 4340, 4350 e 4360 no Chile. Ele pede que os rotarianos acessem o site www.rotary.org para se informar sobre os esforços de assistência do Rotary e sobre como podem ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário